


Música
Módulo 1

Experimentar, brincar, gritar, dançar, ouvir, ver, imitar, cantar são verbos inseparáveis na vivência artística da criança.
No módulo um a proposta das aulas de Música é criar um espaço em que as crianças possam experimentar o corpo em relação aos estímulos sonoros de maneiras diferentes: tocando instrumentos de percussão, interagindo com imagens em movimento enquanto escutam música, cantando as canções do repertório que estão adquirindo, imitando sons de animais ou simplesmente gritando e correndo.
Uma surpresa aconteceu: recebemos uma visita do Módulo 2, que nos apresentou uma sonorização da história da Cachinhos Dourados.
E assim vamos: brincando, descobrindo, comparando, entendendo e aprendendo!
Módulo 2

Para o módulo 2, a ideia de 3 tamanhos diferentes - grande, médio e pequeno - descrições das personagens pai, mãe e filhinho urso da história da Cachinhos Dourados, foram associados aos parâmetros de timbre e altura:
* o pai foi o tambor, grave!
* a mãe foi o chocalho, médio e
* o filho, guizos, agudo.
Aproveitamos nossa experimentação sonora com os instrumentos e viramos contadores de histórias, nos apresentamos nas salas do módulo 1.
Acompanhem nossa narrativa sonora!
O projeto pedagógico de 2015 do Colégio Agostiniano São José, Educação Infantil, foi inspirado pelos contos de fadas ou histórias clássicas,
que as crianças tanto amam, para contextualizar o aprendizado.
Nas aulas de Música, seguimos os mesmos passos:
Módulo 3

Para o Módulo 3, no segundo período, a história da Pequena Sereia nos trouxe as canções chamadas praieiras e seu criador, Dorival Caymmi, como conteúdo e contextualização para a experimentação de células rítmicas utilizando as próprias mãos como intrumento, dentro de um arranjo simples, criado especialmente para nossos pequenos majuros.
Embarquem nesta música!
Módulo 4

Para o Módulo 4, no segundo período, a Itália, país onde foi criado o personagem Pinocchio, nos trouxe o incrível compositor para cinema Nino Rota, como conteúdo e contextualização para uma vivência artística: o universo sonoro do circo.
Recorrente na obra de Nino Rota, o circo serviu como inspiração para as piadas dos nossos pequenos palhaços.
Muitas gargalhadas a todos!