top of page

Projeto: Alimentação Saudável

INTEGRAL

Alimentos Saudáveis e Não Saudáveis

Convidamos o senhor Fome Zero para participar de algumas aulas do Integral, pois os alunos têm se limitado a comer só alguns tipos de frutas e legumes e, com isso, acabam ficando fracos para realizar as atividades. Nossa intenção é mostrar para nossos garotos e garotas o quanto é importante uma alimentação rica em diferentes nutrientes.

 

Fizemos uma roda de conversa para saber os conhecimentos prévios dos alunos referentes ao tema do projeto, pois o senhor Fome Zero gostaria de saber o nível de conhecimento da turma, já que vai passar três meses com nossas crianças.

 

Após a nossa conversa, recortamos figuras de alimentos saudáveis e não saudáveis e os classificamos. Todas as crianças participaram, dizendo o que faria bem à saúde e o que não faria. O senhor Fome Zero ficou eufórico, pois percebeu que aquela turma sabe muito sobre uma alimentação saudável, mas existe uma grande resistência para experimentar algo novo.

 

A professora do Integral e o Senhor Fome Zero escolheram, então, uma história para contar à turma, que descrevia as cores das frutas e sua importância ao serem consumidas. Esse momento foi muito agradável e aconteceu em um lugar bem gostoso, que chamamos carinhosamente de “Quintal da história”.

Degustação das Frutas

Que tal aproveitarmos para descobrir os sentidos? Ouvimos a música “Pomar” (Palavra Cantada) e fizemos uma gostosa degustação das frutas. Essa atividade foi muito divertida!

Higienização das Mãos

Enquanto a professora e o Senhor Fome Zero lavavam as frutas antes de servirem às crianças, os dois ficaram conversando e, quando menos esperavam, vieram duas perguntas em suas cabeças: “Será que as crianças sabem fazer a higienização correta das mãos? Sabem quais são os momentos em que devem lavá-las?”.

 

Então, em uma roda de conversa, falamos da importância de higienizar as mãos antes das refeições e depois de usar o banheiro. Para isso, a turma sujou as mãos com pó de café e, depois, foi até o banheiro para aprender com a professora e o Senhor Fome Zero sobre a forma correta de higienização. Essa turma é demais, pois todos ficaram com as mãos limpinhas e perfumadas!

Caçando as frutas

Oba! Hora da brincadeira! Formamos duas equipes, azul e amarela, e colocamos em um caldeirão frutas com as letras do alfabeto. Ganhava a brincadeira a equipe que pegasse mais frutas com as letras. Mas, antes de começar, o senhor Fome Zero lembrou que o importante é participar!  A brincadeira é uma ótima maneira de aprender!

Como se portar durante as refeições?

Início

Chegou a hora mais gostosa do dia! O lanche da tarde foi servido na sala do Integral para mudarmos um pouco o ambiente em que os alunos estão acostumados a comer.

 

Ficamos sabendo que existe uma na cidade onde as crianças não têm postura nenhuma durante as refeições, por isso, o Senhor Fome Zero veio ao Colégio para acompanhar as refeições da turma do Integral, para ensinar aos alunos como se portar dentro e fora da escola.

O Mascote da Turma

O Senhor Fome Zero trouxe de sua cidade um mascote para a turma do Integral. Este boneco será um incentivo para que os alunos comam melhor em casa e na escola. O ursinho vai poder conhecer as casas de todas as crianças e depois contar para as professoras como é a alimentação de cada uma delas. Mas tem uma condição: o nosso amigo só irá à casa do aluno que comer toda a comida na escola.

Jogo da Memória

Será que essas crianças têm boa memória? Selecionamos algumas frutas e elaboramos um jogo da memória.

 

O Senhor Fome Zero foi buscar a mãe dele para fazer uma visita à nossa escola. Ela está meio triste porque na escola onde trabalha as crianças não comem frutas e legumes e, além de tudo, ficam doentes, pois não fazem a higienização correta das mãos.

Salada de Frutas

Quando Dona Cotinha chegou à escola, ficou de queixo caído, pois viu que tudo que seu filho contava daquela linda escola era verdade e não tinha exagero nenhum. Dona Cotinha assistiu a atividade daquele dia!

Com a ajuda das crianças, fizemos uma deliciosa salada de frutas. Cada aluno colocou um pouco dos ingredientes necessários para deixar essa receita ainda mais gostosa e, ao final, todos degustaram. Dona Cotinha, como uma boa visita, experimentou e amou a salada de frutas!

Vitamina da Dona Cotinha

Dona Cotinha começou a se sentir tão acolhida pelas professoras e alunos daquele Colégio, que começou a imaginar que poderia conversar com a Coordenadora para tentar uma vaga de professora. Como já estava se sentindo parte da Equipe Pedagógica e percebendo que aquelas crianças poderiam experimentar as frutas batidas no liquidificador, Dona Cotinha foi até a cozinha, pegou um litro de leite e cinco bananas e bateu no liquidificador. Essa vitamina foi um sucesso! Mas, nesse dia ela precisou ir rapidamente ao colégio em que trabalhava, por isso, deixou com a professora do Integral a receita pronta.

Personagem de Salada

Voltando para o Colégio, Dona Cotinha estava pensando que, quando Fome Zero era da Educação Infantil, ele era aluno do Integral e ficava muito tempo fora de casa. Porém, ela era uma mãe cheia de táticas que faziam esse garoto raspar o prato! Dona Cotinha sempre pedia para que Fome Zero a ajudasse a preparar a salada e ele colocava o alface como estrutura do rosto, as azeitonas como os olhinhos e o pedaço do tomate como a boca. Usando sua imaginação, ele criava personagens e comia a salada feliz da vida!

Caça ao Tesouro

Dona Cotinha estava ficando preocupada, pois já havia algumas semanas que Fome Zero não participava das aulas em sua escola. Ela pediu transferência para o colégio, pois conseguiu um emprego. Com sua jornada corrida, preferiu matriculá-lo no período integral. Quando todos souberam que Fome Zero seria da nossa turma, a felicidade tomou conta! Ele até já participou da atividade e a equipe da qual ele fazia parte caprichou na árvore!

Fome Zero, como todo bom garoto, ama uma brincadeira. Ele estava passando pela sala dos professores e, quando viu que a professora da turma estava programando uma atividade de caça ao tesouro, ficou muito feliz! Chegou à sala primeiro que a Thamára e foi falando a novidade para a turma, que gostou muito e todos foram para o parque juntos.

Árvore 

Quebra-cabeça

Para trabalhar um pouco a memória, resolvemos fazer um quebra-cabeça, pois é muito importante importante que as crianças consigam se concentrar. Como Fome Zero estava com a viagem marcada, não pode ficar até o final da aula.

Cartaz - Alimentação Saudável 

Essa semana está mais curtinha e como Dona Cotinha estava devendo alguns documentos para a secretaria, foi buscá-los. Fome Zero é muito pequeno para ficar sozinho, então acompanhou sua mãe.

Nesse dia, a turma do integral procurou em revistas e jornais frutas e legumes para fazer um cartaz bem bonito sobre alimentação saudável.

Festa Saudável

Hoje é dia de festa!!! Fome Zero e seus amigos acabaram de voltar de uns dias de descanso e estão com as energias renovadas. Essa é a última semana do projeto, por isso, optamos por uma programação diferente. Segunda-feira foi dia de festa saudável e cada criança recebeu uma máscara para poder participar da festa.

Finalização do Projeto

Para fechar o projeto com chave de ouro, organizamos para nossos alunos uma feira. Montamos uma barraca com as frutas que vimos no projeto e deixamos que eles usem a imaginação para brincar. Nesse dia, Fome Zero comentou com a professora que a papelada de sua transferência não saiu, então, infelizmente ele irá retornar a sua antiga escola. Pediu para que nada fosse dito aos seus amigos, pois não gosta de despedida.

Depois que todos foram embora, Fome Zero disse para as professoras que se alguém não estivesse se alimentando direitinho poderiam ligar que ele voltaria.

Voltar

bottom of page