top of page

Música

Módulo 1

Módulo 2

Módulo 3

Módulo 4

Vídeos das Aulas

Repetir, repetir, repetir e... aprender, essa é a ação “estratégica” para o Módulo 1. 

 

Repetir e variar, assim cantamos todos os dias várias músicas do universo infantil.

Rápido, lento, alto, baixo, grave, agudo, com violão, percussão essas são as variantes que alteram nossas “músicas de todos os dias” e trabalham a memória, expressão e a função cognitiva da fala/ritmo, além de criar variações que servem de parâmetros comparativos, exatamente o material que o cérebro vai utilizar para entender as diferenças e criar a percepção musical de maneira intuitiva.

Brincadeiras com os sons dos animais preparam a musculatura da respiração e da fala para os desafios “linguísticos” que estão vivenciando.

Por fim, desenvolvemos um projeto especial a cada mês. No primeiro período foram dois projetos:

O primeiro foi a própria adaptação, que para o módulo 1 segue por mais de um mês, em que cantamos, brincamos e exploramos alguns instrumentos.

O segundo foram canções que falam os nomes das crianças como “Gato Pintado”, “Se eu fosse um peixinho” e “A Canoa Virou”. Essas canções foram utilizadas para ajudá-los a conhecer os coleguinhas da sala e aprender a ouvir e reconhecer outras vozes chamando seu nome.

Outras propostas entraram na brincadeira, vejam o contato com a música erudita que nossos pequenos vivenciaram com a atividade “o vídeo que anda pela sala”. Aproveitem!

Cantar, cantar e finalizar todos os processos que iniciamos no Módulo 1. Agora, os alunos são capazes de cantar uma música do começo ao fim, acompanhando ritmo, letra e expressões como intensidade e velocidade. Todos os dias temos roda de cantoria. Isso na primeira parte da aula, na segunda sempre algum projeto especial.

No primeiro período o conceito de “paisagem sonora” guiou nossas aulas: primeiro descobrindo os sons diferentes que cada lugar tem: praia, floresta e cidade.  Depois, nossos próprios sons do dia a dia viraram uma “partitura” desenhada que aprendemos a ler e cantá-la.

O que orienta o planejamento das aulas de música é a história que também contextualiza os conteúdos previstos para cada Módulo.

Com o Módulo 3, nossa inspiração foi a história da “Anabela, a pequena sereia”. O mar, a praia e o sol, elementos tão próprios desta história trouxeram Dorival Caymmi e suas canções praieras. Conhecemos um pouco da biografia deste artista, seu instrumento, onde nasceu, sobre o que escrevia. Uma música do seu repertório serviu de inspiração para trabalhar ritmo, expressão, interpretação e coreografia.

Divirtam-se com nossos “caiçaras”.

Vivemos uma longa jornada neste primeiro período. “Compositor” foi o termo ligado à música que guiou este momento. Os trava-línguas, tão conhecidos das crianças, serviram com ponto de partida: criamos uma música com interferência dos alunos, então descobrimos que somos compositores também e que esses fazem música. Conhecemos Johann Sebastian Bach e a história de quando era criança.

Por meio de um projeto multidisciplinar, envolvendo a linguagem cinema/trilha sonora, deveríamos preencher uma animação da “Chapeuzinho Vermelho” com músicas. Conhecemos algumas músicas de Bach e identificamos qual o momento da história que cada uma combinava mais.

O resultado de cada turma vocês podem conferir no link que se encontra no final do vídeo.

Divirtam-se!

Professor Leandro.

bottom of page