top of page

Módulo 2

4º Período

Dedo mindinho, qual é?

Integrar as crianças durante a atividade faz com que vivenciem o conteúdo de maneira concreta e estreitem laços de amizade. Durante a atividade "Dedo mindinho, qual é? as crianças exploraram a parlenda "Dedo mindinho" de maneira lúdica e significativa.

Lá vai a bola

Com o objetivo de aproximar as crianças do gênero textual parlenda, trabalhamos "Lá vai a bola" com um jogo muito divertido, onde tinham que ser rápidos ao passar a bola antes de terminarem de recitá-la.

Qual é o sabor da minha pintura?

Qual a criança que não gosta de usar seus dedos para rabiscar na areia, no vidro embaçado e até mesmo no prato de comida.

Após apreciarem algumas obras de arte feitas com açúcar, chocolate e ate molho de macarrão de Vik Muniz, nossas crianças exploraram o pó de café dissolvido em água e deixaram sua imaginação fluir criando uma linda e saborosa obra de arte.

Baú de Fantasias

Ver como outras pessoas em outros tempos se vestiam pode estimular a imaginação, a curiosidade e proporcionar uma boa brincadeira.

Após a apreciação da obra Rosa e Azul de Renoir nossos alunos tiveram a oportunidade de embarcar nessa emocionante viagem...

Esses momentos são fundamentais para o desenvolvimento artístico dos pequenos.

Os dez indiozinhos

Exploramos com os alunos a letra da música, localizando presentes na letra. Brincamos com as crianças e depois em roda de conversa falamos a respeito de duas versões da cantiga, suas semelhanças e diferenças. Recitar é uma ferramenta essencial para realizar contagem; ninguém consegue quantificar se, dentre outros tantos conhecimentos, não possui conhecimento da sequência falada. As crianças aprenderam enquanto brincavam com os indiozinhos, exploraram as ilustrações, colocando e retirando os indiozinhos do bote.

Nós brincamos

Elaboramos uma sequência de atividades em que as crianças tiveram a oportunidade de vivenciar momentos de brincadeira com seus brinquedos, com o objetivo de fortalecer o grupo, estimulando o compartilhar e o dividir.

Quando eu era bem pequeno, eu fazia assim...

Em uma roda de conversa nossos alunos falaram sobre o que eles achavam que faziam quando eram menores e mostraram esses momentos à turma com gestos e movimentos com o corpo.

Carrinho de Lata

As crianças confeccionaram um carinho de lata!!!

A construção do brinquedo proporcionou aos pequemos o estímulo às percepções: visual, tátil, coordenação motora, sensibilidade auditiva, linguagem oral, expressão corporal, organização, entre outros.

Vivenciar atividades exploratórias com mentais foi uma experiência incrível para nossos alunos.

bottom of page