
Módulo 4
3º Período

mATEMÁTICA








O que sabemos sobre as pedras?
Escondemos uma pedra dentro de uma caixa surpresa e dissemos às crianças que trouxemos para a aula um dos objetos mais antigos que existe na Terra, tão antigo como os dinossauros. A partir disso os alunos levantaram suas hipóteses. Revelamos pouco a pouco que se tratava de uma pedra e dissemos às crianças que, embora as pedras sejam comuns, têm muitas histórias para contar.
Conhecendo as pedras e minha pedra preferida
Disponibilizamos diversas pedras às crianças para que pudessem observá-las e explorá-las.
Após esta exploração inicial, dividimos as crianças em pequenos grupos e solicitamos que lavassem as pedras recebidas para que ficassem bem limpas. A partir disso, cada criança escolheu sua pedra preferida – aquela que mais chamou a atenção pelas características que possui (ser pequena, ser grande, ser pesada, ser bonita, ser diferente, etc.). Os alunos foram orientados a fazer uma observação minuciosa das pedras.







Obras com cascalhos - Roberto Burle Marx






Os alunos do módulo 4 adoram brincar de corda! Eles retomaram as brincadeiras que conheciam e, em seguida, brincaram e se divertiram. Além de brincar, as crianças exploraram a contagem, a sequência numérica, a velocidade, altura e distância.
Que brincadeira de corda você conhece?
Marcha Jornal
De acordo com Cândido, Diniz e Smole (2002):




A competência espacial focaliza a capacidade do indivíduo em transformar objetos dentro do seu meio e orientar-se em meio a um mundo de objetos no espaço. Ligadas a essa competência de ser, ler e estar no espaço, temos as capacidades de perceber o mundo visual com precisão, efetuar transformações e modificações sobre as percepções iniciais e ser capaz de recriar aspectos da experiência visual mesmo na ausência de estímulos físicos relevantes.
Para desenvolver a competência espacial e a percepção corporal das crianças, elas participaram da atividade MARCHA DO JORNAL.
Pé com pé, mão com mão
As crianças do módulo 4 realizaram a brincadeira “Pé com pé, mão com mão”. Elas ficaram descalças e compararam o tamanho de seus pés e de suas mãos para achar o seu par. Foi um momento divertido e de muita aprendizagem!




natureza e sociedade
Neste 3º período, em Natureza e Sociedade, desenvolveremos a sequência didática com o tema “As Rochas e os Minerais”. O objetivo é iniciar a trajetória de incentivo à curiosidade, à busca de conhecimento e ao encantamento que se pretende que os alunos tenham em relação ao mundo.
Ao longo desse período, são propostas variadas situações de aprendizagem que visam propiciar a resolução de problemas e a descoberta por meio da investigação. Para isso, serão manipulados diferentes materiais, como tipos variados de solo (areia, argila, terra) e de rochas, materiais que deverão ser objetos de observação atenta, de problematização e de investigação ativa.
Tipos diferentes de pedras
Sugerimos para as crianças separarem as pedras em recipientes diferentes, conforme algumas de suas características principais. As próprias crianças definiram os critérios de classificação utilizados. Finalizada a sessão de classificação das pedras, as crianças registraram, na forma de desenho, as categorias ou os tipos diferentes de pedras encontradas e classificadas por elas.




Minha pedra
Mostramos alguns exemplos de Arte em Pedras para que os alunos saibam que existe arte feita em pedra e possam ter ideias de como tornar a sua pedra, escolhida anteriormente, mais bonita.
Disponibilizamos pincéis e guache de cores diferentes para as crianças pintarem a sua pedra preferida.


Do que são feitas as pedras?
Os alunos trouxeram para a aula diversos tipos de pedras encontradas em jardins, quintais, praias, barrancos ou outros locais.
Escolhemos uma pedra macia e outra mais dura. Batemos uma pedra contra a outra para que a macia se esfarelasse e, a partir disso, analisamos, na aula de Laboratório de Ciências, os pequenos grãos que foram produzidos ao se fragmentar as pedras. A partir disso, observamos os minerais que a formam.

Pintura com areia e terra
Pedimos às crianças que fizessem um desenho. Este desenho deveria estar relacionado com um dos temas: nosso planeta, a natureza ou as rochas.
As crianças aplicaram cola nas linhas principais do desenho e, imediatamente após, salpicaram a areia e/ou a terra levemente sobre a cola. Foi muito enriquecedor!
arte
Canto e remexo
Nessa atividade, os alunos participaram de um circuito com colchonetes, cones e cordas. Eles deveriam explorar o espaço e os materiais oferecidos, criando movimentos com o corpo. Para enriquecer o trabalho, as crianças registraram por meio de desenhos os movimentos realizados na brincadeira.
Projeto Musicateca




Linguagem oral e escrita
Roda de leitura
Para darmos continuidade a novas aventuras do aprender com diversão, as professoras do Módulo 4 realizaram uma roda de leitura referente ao livro digital: “O aniversário do Sr. Alfabeto”, de Ademir Piedade, e os alunos refletiram sobre como celebrar é sempre gostoso e divertido...Seja o nosso aniversário, de um amigo ou parente.
A descoberta do aniversário do nosso novo amigo, o Sr. Alfabeto, além de ser engraçada, nos ajuda a pensar, lembrar e se divertir, revendo todas as letras estudadas, aprendendo novas letras diante de suas estripulias e observando tudo o que é necessário para organizarmos uma festa de aniversário.
Visita do boneco em minha casa
Os alunos se encantaram com o boneco que saiu do livro: o Sr. Alfabeto. Essa magia aumentou com a chegada do grande dia de poder levá-lo para casa, de tê-lo junto à família, registrarem esse momento por meio de fotos e no dia seguinte, poder partilhar todas essas façanhas...





Atividade contextualizada
Além das aventuras vividas com o Sr. Alfabeto, os alunos partilharam as suas ideias de presenteá-lo com alguma coisa que começasse com a inicial de seu nome, ampliando o conhecimento coletivo de uma maneira divertida!






Aniversário do Sr. Alfabeto
Finalizamos esse Projeto com a festa de aniversário do Sr. Alfabeto, com todos os envolvidos vestidos a caráter, apresentando em sua camiseta a letra inicial de seu nome. A festa foi organizada com muito capricho pelos professores e alunos do Módulo 4, com direito a bolo, suco, bexigas, músicas e diversão a valer...
A linguagem musical está presente no mundo da criança e é explorada em vários momentos da Educação Infantil. Então, para instrumentalizar esse trabalho, será construída uma Musicateca.
O conceito de Musicateca é parecido com o de brinquedoteca, mas, nesse caso, os materiais são instrumentos e objetos sonoros. Os materiais foram construídos pelas crianças e utilizados durante o período de aulas.
Confiram essa produção!



Movimento
Corrida de Obstáculos
Os alunos do módulo 4 exploraram a coordenação motora ampla por meio de atividades significativas.
Exploramos a locomoção, o equilíbrio, a velocidade e o respeito às regras nas pistas de corridas, utilizando como obstáculos materiais diversos, como: cordas, cavaletes, bambolês e pneus.
As crianças correram e saltaram os obstáculos demonstrando habilidade e empenho.


Circuitos
Nessa atividade, os circuitos motores foram permeados por elementos simbólicos, como cordas, cavaletes, bambolês e pneus.
Realizamos leituras utilizando personagens do folclore para criar um clima de suspense e a turma toda passou pelas estações ao mesmo tempo. Em cada estação, criamos um espaço relacionado à leitura dos livros.
Passamos pelo esconderijo do Saci, atravessamos a ponte da Mula sem cabeça, entramos na caverna onde está a Cuca, mergulhamos nas águas da Iara e ajudamos o Curupira a salvar os animais da floresta.
Propiciamos muito aprendizado por meio da brincadeira e exploração do faz de conta.


Desenho dos circuitos
Após trabalharem algumas histórias do folclore nos circuitos, enriquecemos a atividade, e as crianças registraram por meio de lindos desenhos tudo que aprenderam e vivenciaram na brincadeira.





































































