top of page

Módulo 3

3º Período

Quem disse que só aprendemos matemática com lápis e papel na mão? Aqui nós aprendemos os nomes das figuras geométricas brincando. Descobrimos suas características andando sobre nossos tapetes mágicos e nos divertimos muito!
 

    ANDANDO NO TAPETE MÁGICO
 

MATEMÁTICA

Vamos Brincar?

Nessa atividade as crianças se divertiram com seus brinquedos, mostraram para os amigos qual o seu preferido, enquanto formavam um gráfico comparativo. Aumentamos e diminuímos as pilhas e descobrimos qual a preferência da nossa turma.

E agora, em qual cabe mais?

Descobrimos muitas coisas interessantes nessa atividade! Usamos uma receita deliciosa para entender as diferentes medidas usadas, como colheres, xícaras e copos de diferentes tamanhos. Mais legal foi realizar testes com esses instrumentos de medida!

Sentindo o peso dos objetos

Nessa atividade pudemos explorar muitos materiais diferentes e perceber que cada um tem um peso. Existem alguns grandes, mas que são bem leves e outros pequenos e mais pesados. Foi muito divertido poder experimentar tudo isso!

natureza e sociedade

Salada de Frutas

Nesta atividade as crianças vivenciaram e conheceram um pouco mais sobre as frutas, as cores, seus formatos, suas diversidades e sua importância,  exploraram um pouco mais sobre as sementes que cada fruta possui.

Tiveram a oportunidade de experimentar uma salada de frutas feita por elas mesmas desde a higienização. Tudo foi realizado com ajuda das crianças e supervisionado e orientado pelas professoras.

Foi uma delícia!

Coleção de sementes

Para saber mais sobre as sementes, as crianças vivenciaram em aulas culturais, nas quais aprenderam mais sobre o que vem das sementes, conheceram seus diferentes tipos e desenvolveram habilidades relacionadas à classificação.

E não parou por aí! Com o conhecimento adquirido as crianças colocaram a mão na massa e montaram um painel de sementes. Foi uma vivência prazerosa e significativa.

O que há dentro da semente?

Nesta atividade o objetivo foi a exploração! Os alunos tiveram a oportunidade de explorar dentro da semente, e para saber mais o que há dentro dela, contaram com ajuda da professora Ana Miriã no laboratório.

E com a mão na massa, descascaram o feijão e viram que possui duas partes os cotilédones, descobriram também que a segunda parte do feijão é que contem a 'surpresa' o embrião que é a pequenina planta pronta para a germinação. Foi enriquecedor e divertido!!!

Como as sementes viajam.

Todos somos semeadores do saber. Levamos para vários lugares sementes que, assim como o vento, a água e os animais, podemos espalhar sementes pelo mundo. Elas prendem-se nos sapatos e pneus de automóveis, por exemplo, e com eles se espalham. Outras precisam da ajuda do homem, e nossas crianças experimentaram como é dar essa ajuda a Natureza.

Em uma aula experimental jogamos de um local elevado sementes de nozes e sementes aladas e a comparação do que ocorreu com cada tipo de semente, os alunos, observaram que existem sementes mais leves e que podem 'voar' e assim chegar mais longe para germinar.

Muito aprendizado e olhinhos vidrados!

arte

Mandalas Coloridas

Um dos objetivos dessa atividade é proporcionar momentos de processo de criação para o desenvolvimento de poéticas pessoais e expressões de leitura do mundo, produzindo artisticamente por meio de cores, formas e texturas.

Na construção das mandalas coloridas nossas crianças puderam visualizar várias possibilidades de combinações de tamanhos e encaixes de figuras, realizando diversas e divertidas criações.

Móbile de círculos coloridos

Os momentos de processos de criação envolvem experimentar materiais e maneiras de descobertas da expressão artística, aprendendo arte na exploração de atividades lúdicas.

A confecção dos móbiles de círculos coloridos proporcionou às crianças experiências no fazer artístico e produção de trabalhos coletivos para a socialização e interação do grupo.

Bolhas Coloridas

A proposta das bolhas coloridas trouxe às crianças momentos prazerosos de diversão e aprendizagem, produzindo artisticamente trabalhos coletivos por meio de propostas lúdicas.

Nessa atividade nossos alunos tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência sensível em que conceitos como: perceber, sentir, refletir e imaginar foram construídos.

Pintura em Ação

A pintura de uma das obras do artista Paul Jackson Pollock foi a inspiração para a realização dessa atividade. Diversos materiais, gestos, movimentos corporais, escolhas de cores e diferentes jeito de colocar a tinta sobre o papel deram às crianças a possibilidade de criar coletivamente uma action painting (pintura de ação).

A leitura de imagem de obras de artes tem o objetivo de nutrir esteticamente o olhar dos alunos e despertar a curiosidade e o desejo de experimentar materiais e jeitos diferentes de fazer arte.

Linguagem oral e escrita

dança das cadeiras

Aproveitamos um momento lúdico e divertido para a fixação do reconhecimento do próprio nome. Propomos às crianças a brincadeira da dança das cadeiras, utilizando as plaquinhas dos nomes. Ao parar a música, cada criança deveria se sentar na cadeira com o seu nome.

Realmente foi muito divertido e prazeroso ver que as turmas do Módulo 3 já estão reconhecendo seus próprios nomes com facilidade, inclusive de alguns amigos da sala.

Parlenda

Ao propormos situações de leituras de textos para crianças dessa faixa etária, que ainda não leem convencionalmente, damos abertura para que arrisquem atos de leitura, ajustando a leitura àquilo que está escrito.

Foi bem interessante ver os avanços das nossas crianças do Módulo 3, quando estimuladas percebem que há códigos de escrita que estão organizados com certas regularidades.

Leitura "O Patinho Feio"

O que pretendemos no ato de leitura é dar oportunidade de a criança adquirir procedimentos de leitor em relação ao tratamento do texto e à postura nas diversas situações de leitura. O foco aqui é que os alunos sejam capazes de organizarem a sequência dos fatos da história utilizando uma sequência de ilustrações.

Sabemos que as crianças precisam ouvir uma mesma história mais de uma vez para que aprendam a identificar objetos e situações, bem como perceber a sucessão de fatos em diferentes situações, além da causa e efeito, que só são notadas pelas crianças quando elas têm contato mais de uma vez com uma mesma história.

Movimento

A Dança dos Vizinhos

A Dança dos Vizinhos é uma brincadeira divertida na qual todo o corpo é explorado. 

Coloque uma música para tocar. Enquanto a música toca as crianças dançam livremente pelo espaço, quando a música parar todos os jogadores devem procurar seus pares/trios e cada um deve tocar uma parte do corpo do amigo, indicado pelo professor. O mais marcante das crianças é a energia vital, pois seus corpos vibram em tudo que fazem. Elas são movimento e gostam muito de se movimentar. 

As crianças fazem seu descobrimento do mundo e das pessoas por meio do contato físico e de suas ações. É muito importante encorajar as crianças a vivenciar, a sentir e a entender sua corporeidade em uma relação com o meio e com o mundo. 

Elas percebem os sentidos, captam, recebem os sons, sentem os cheiros e sabores por meio de seus corpos. 

CIRCUITO SENSORIAL

A descoberta do corpo na Educação Infantil se justifica pela necessidade de enfatizar, a partir de observação, a necessidade de a criança conhecer as funções do seu corpo, revelando sentimentos, emoções, experiências vivenciadas por ela assim como a importância de criar hábitos e atitudes integradas ao corpo, possibilitando a construção da personalidade e da identidade, é muito importante o trabalho com os sentidos das crianças. O contato com texturas, cores, formas e materiais diversos desenvolve e aprimora a percepção das crianças acerca de suas habilidades sensoriais e sua relação com o mundo, além de ampliar o repertório de imagens, elementos, vocabulário, entre outros. 

O tapete sensorial é um recurso pedagógico que contempla todos estes objetivos, e pode ser utilizado de diversas formas. Todo e qualquer brinquedo é material instrutivo. Através do brinquedo, a criança tem oportunidade de se desenvolver. 

Desafios 1 e 2 – Arremessar

Uma brincadeira que pode parecer tão simples permite à criança desenvolver o conhecimento e o domínio do seu corpo, favorecendo o ato de descobrir, de aprender.

Os desafios propostos durante o mês de setembro, trabalhou a coordenação motora, a linguagem oral, concentração e habilidades de manipulação.

Realizamos um Circuito envolvendo alguns desafios de manipulação, o arremesso. Na Primeira Estação as crianças foram desafiadas a arremessar, utilizando diversas bolas (pequenas /grandes), o desafio acertar as bolas dentro dos bambolês pendurados em alturas diferentes. Na Segunda Estação, foi proposto o desafio de arremessar bolas de meia dentro dos pneus e sem derrubar as garrafas pets, que delimitarão o espaço entre os pneus.

Chuta-Chuta

Brincar é sempre um aprendizado, construir brinquedos utilizando sucata é uma maneira simples e atrativa de mostrar às crianças que materiais que costumam ter como destino o lixo podem se tornar objetos úteis e interessantes.

A partir de muitas informações, rodas de conversa criamos o Chuta-chuta, que além de desenvolver a criatividade, a atividade contribuiu para a percepção de

valores importantes sobre a preservação ambiental e são fundamentais na formação de cidadãos ecologicamente conscientes e responsáveis.

bottom of page