top of page

Módulo 2

2º Período

Dando continuidade nas atividades e aprendizagens por meio das brincadeiras, proporcionamos momentos livres e direcionados com atividades que envolvem um número pequeno de regras, de baixo nível de complexidade, mas com fortes elementos simbólicos, ampliando assim, o repertório de brincadeiras da cultura infantil.

Os principais objetivos desse período são:

- Vivenciar atividades de expressão musical e corporal;

- Apreciar obras para ampliar o repertório cultural;

- Desenvolver a comunicação por meio da linguagem oral e escrita;

- Participar de situações de leitura de diferentes gêneros;

-Conhecer o próprio corpo, por meio da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas;

- Desenvolver a noção de tempo por meio da organização da rotina;

- Promover a socialização entre as crianças, de modo a favorecer a construção do conhecimento.

Atividades desenvolvidas:

Atividade 1º Semestre

Circuito

O trabalho com Movimento procura incidir sobre os aspectos essenciais do desenvolvimento e da cultura infantil. 

Por meio dos circuitos motores, as crianças exploram o ambiente, experimentando os movimentos que o corpo é capaz de realizar, possibilitando o reconhecimento de si, favorecendo o sentimento de confiança nas próprias atitudes motoras, além de desenvolver o equilíbrio, a agilidade, noção espacial e segurança.  

A turma do módulo 2 tem ultrapassado diversos obstáculos, a cada semana realizamos um percurso priorizando determinados movimentos. 

Atividade 1º Semestre

Trenzinho caipira

Brincar é aprender, experimentar é conhecer. 

Com a orientação do professor Leandro Pacheco (Música) a proposta foi desafiar a turma a sonorizar a história de uma viagem de trem. "Como é o barulho da locomotiva?", "E do apito?" e "Quais os sons produzidos pelas pessoas na estação?"  

Os alunos do módulo 2 conheceram um clássico de Villa-Lobos e descobriram que a música instrumental é um som organizado de uma forma diferente da conversação, porém com o mesmo objetivo: a comunicação. Para ampliar a compreensão, também ouviram na versão com a letra criada por Ferreira Gullar. 

Por último, que tal uma brincadeira de construção? 

Piauí.... 

Atividade 1º Semestre

Pés e patas:

A ideia de tirar nossos sapatos é sempre muito legal. Durante nossa expedição encontramos água, terra... 

Através da observação e experimentação os alunos descobriram que os pés servem para fazer uma série de coisas importantes. E as patas dos animais, para ciscar a terra, procurar alimentos e para cavar.

Foi muito divertido pisar na poça e deixar nossas marcas no chão. 

Atividade 1º Semestre

Boa viagem ao fundo do mar...

Conhecer e investigar os mistérios do fundo do mar foi uma grande diversão! 

Iniciamos com a construção do instrumento musical pau de chuva, em que os alunos imitaram o movimento das ondas produzindo o som do mar. 

Em seguida realizamos uma leitura visual, corporal e sonora da imagem da xilogravura A Grande Onda de Hokusai onde ampliamos a imaginação das crianças desabrochando suas possibilidades criadoras.  

Exploramos também cores, formas, animais que vivem no mar, nas aulas de laboratório com a professora Ana Miriãn. 

Continuamos a exploração com a apreciação da obra PEIXES DE ESCHER do artista Escher ampliando a ideia de mar com a turma. 

Finalizamos construindo um cenário para brincar ao som das águas, animais marinhos, ventos...     

Atividade 1º Semestre

Que bicho é esse? Nosso mascote.

A Apresentação do saco Misterioso nos deixou muito curiosos. Que medo! Será que é áspero? Macio? Grande ou pequeno? 

Criamos uma mascote que acompanhará os alunos em diversas atividades propostas nas áreas de Matemática, Natureza e Sociedade, Linguagem, Arte e Movimento.

Escolhemos como mascote a cobra, por ser um bicho que as crianças podem manipular coletivamente, se enrolar, se envolver, imitar e aprender. 

Atividade 1º Semestre

Brincalhotices

“Por sua linguagem autêntica, as obras de Sonia Rosa se destacam e contagiam. Sua poética resgata a memória e a infância. O colorido vivo, alegre e dinâmico envolve o lúdico de sua obra num universo mágico de sentimentos e devaneios”.

Depois de apreciar a obra, os alunos conversaram a partir dos seus conhecimentos, falando sobre as cores, sabores e cheiros. Trabalharam a coordenação motora na tentativa de montar um pirulito de tecido, depois de massinha e finalizaram com o desenho.

bottom of page